sábado, 21 de março de 2015

Falemos agora melhor de algumas das substâncias anteriormente referidas.

Etanol (C2H6O)


O etanol, mais conhecido como álcool etilico, é uma substância orgânica, encontrada em bebidas (como o vinho ou a cerveja), perfumes, produtos farmacêuticos e combustível. É inflamável.


É uma substância muito importante no meio médico, servindo para eliminar os microorganismos nocivos para o ser humano, sendo eficaz contra bactérias fungos e alguns vírus.


O Etanol é o mais comum dos álcoois, compostos que, como já vimos, possuem grupos hidroxilos ligados a átomos de carbono.


O seu ponto de ebulição é de 78,4ºC e o de fusão 114ºC negativos.





Propanona (C3H6O ou CH3(CO)CH3)


A propanona, mais conhecida como acetona, é uma substância líquida à temperatura ambiente, mas de fácil evaporação, sendo que o seu ponto de ebulição é 56ºC. Já o seu ponto de fusão é de 95ºC negativos. É uma substância inflamável e que pode provocar irritação.


É principalmente usada como solvente de esmalte, verniz e tinta. É também utilizada na extração de óleos e na indústria farmacêutica. 




Ácido Acético (C2H4O2)


O ácido acetico, principal constituinte do vinagre de vinho, é um ácido fraco, corrosivo e inflamável, cujos vapores podem causar irritação nos olhos, nariz e garganta e congestão pulmonar.


O seu ponto de ebulição é de 118,1 ºC e o de fusão 16ºC.


É um reagente químico importante e muito utilizado na indústria química. Serve também de condimento em saladas (vinagre), como solvente, para produção de perfumes e corantes e da aspirina, para a tinturaria e a imprensa, entre outros.





Sem comentários:

Enviar um comentário