O sódio é um elemento químico, um metal, representado pelas letras Na e de nº atómico 11 (pelo que concluímos que pertence ao 1º Grupo e 3º Período da Tabela Periódica). Por pertencer ao Grupo 1, faz parte da Família dos Metais Alcalinos.
Aparência:
Este metal apresenta-se no estado sólido, à temperatura ambiente e possui uma cor entre o branco e o prateado. É muito maleável. Corta-se muito facilmente com uma faca e, ao fazermos um corte, podemos ver uma superfície metálica bastante brilhante.
É muito abundante na Natureza, sendo que existem treze isótopos conhecidos deste elemento (dos quais apenas um é estável: o Sódio-23). Obtém-se, principalmente, pela eletrólise do cloreto de sódio (sal de cozinha).
Reatividade:
Este metal faz parte de uma Família muito reativa e, apesar de ser o segundo com menos reatividade, é bastante reativo. Oxida quando em contacto com oxigénio (formando óxido de sódio) e reage de forma violenta quando em contacto com a água (formando, para além de dihidrogénio, hidróxido de sódio). É bastante corrosivo quando em contacto com a pele.
O sódio deve ser conservado em líquidos inertes, de forma a não ter humidade, para evitar que reaja.
Quando arde, forma uma chama de cor amarela.
— Hidróxido de sódio (também conhecido como soda cáustica) é o composto iónico, de caráter químico básico ou alcalino, formado por esta reação entre o sódio e a água. É altamente corrosivo, podendo provocar queimaduras químicas muitos graves.
Símbolo de corrosivo |
Utilização:
- Os seus compostos são usados em várias industrias (nomeadamente, a de papel, vidro, têxteis e petróleo)
- Formação de ligas com outros metais
- Agente redutor, pois pode reduzir muitos óxidos de outros metais
...