sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ligações Químicas

Notação de Lewis - representa os elementos químicos e os seus eletrões de valência. Exemplos:



















O que são moléculas?

 Moléculas são conjuntos de átomos ligados quimicamente entre si, sendo portanto, partículas sem carga elétrica (carga elétrica neutra).

Como se formam?

1) Ligação Covalente Simples






Neste caso, os dois átomos de cloro, cada um com 7 eletrões de valência, partilham um par de eletrões, ficando cada um deles com 8 eletrões de valência, ou seja, com o último nível de energia todo preenchido, e tornando-se estáveis. Como só partilham 1 par de eletrões, dá-se o nome de ligação covalente simples.



2) Ligação Covalente Dupla



Neste caso, os dois átomos de oxigénio, cada um com 6 eletrões de valência, partilham dois pares de eletrões, ficando cada um deles com 8 eletrões de valência, ou seja, com o último nível de energia todo preenchido, e tornando-se estáveis. Como partilham 2 pares de eletrões, está ligação denomina-se de covalente dupla.

3) Ligação Covalente Tripla



Neste caso, os dois átomos de azoto, cada um com 5 eletrões de valência, partilham três pares de eletrões, ficando cada um deles com 8 eletrões de valência, ou seja, com o último nível de energia todo preenchido, e tornando-se estáveis. Como partilham 3 pares de eletrões, chama-se a esta ligação de covalente tripla.



Resumindo... as moléculas formam-se a partir da partilha de eletrões, de modo a obter o seu último
nível de energia totalmente preenchido.

Nota: as partilhas de eletrões não ocorrem só em átomos do mesmo elemento químico. Estes são apenas exemplos.


Sem comentários:

Enviar um comentário