As reações químicas ocorrem quando há colisões eficazes entre as partículas em constante movimento.
Como já referi, a velocidade das reações químicas varia com certos fatores.
Concentração dos Reagentes
Quanto maior é a concentração dos reagentes, maior o número de partículas e maior a probabilidade de ocorrência de colisões eficazes. Portanto, quanto maior a sua concentração, maior a velocidade da reação.
Estado de Divisão dos Reagentes Sólidos
Quanto maior o estado de divisão dos reagentes sólidos, maior a zona de contacto entre as partículas e maior a probabilidade de ocorrência de colisões eficazes. Portanto, quanto maior o seu estado de divisão, maior a velocidade da reação.
Sulfato de Cobre em pó |
Sulfato de Cobre Sólido |
Neste caso, a velocidade da reação química será maior se utilizarmos o sulfato de cobre em pó.
Temperatura
Quanto maior a temperatura, maior a agitação das partículas e maior a probabilidade de ocorrência de colisões eficazes. Portanto, quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação.
Catalisadores
Catalisadores são substâncias que alteram a velocidade da reação química mas que não se consomem, portanto não são reagentes. Os catalisadores são específicos de uma reação química, ou seja, não alteram a velocidade de qualquer reação.
Os catalisadores podem aumentar a velocidade da reação e, nesse caso, são chamados de catalisadores de ação positiva ou, simplesmente, de catalisadores. Se diminuírem a velocidade da reação são chamados de catalisadores de ação negativa ou, simplesmente, de inibidores.
Para além disso, existem catalisadores de origem biológica, chamados de enzimas.
Sem comentários:
Enviar um comentário